/
/
/
‘Revolução azul’ do INESC TEC motiva visita do Secretário de Estado das Pescas e do Mar

‘Revolução azul’ do INESC TEC motiva visita do Secretário de Estado das Pescas e do Mar

Dos laboratórios de robótica e energia à construção da bacia oceânica do Hub Azul de Leixões, o Instituto teve a oportunidade de mostrar ao Secretário de Estado Salvador Malheiro a investigação e inovação que ajudarão a construir o futuro da Economia Azul nacional – incluindo os esforços no desenvolvimento do Centro de Excelência INESCTEC.OCEAN.

Em dezembro, o INESC TEC recebeu a visita do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, acompanhado pela Diretora Geral das Políticas do Mar, Marisa Lameiras. O auditório principal acomodou uma reunião alargada com a administração do Instituto, a equipa do INESCTEC.OCEAN e os investigadores responsáveis por projetos ou áreas de atividades ligadas ao oceano.

“A visita do Senhor Secretário de Estado das Pescas e do Mar ao INESC TEC constituiu uma oportunidade particularmente relevante para aprofundar o diálogo entre o sistema científico e tecnológico e a definição e execução das políticas públicas para o Mar”, afirma João Claro, Presidente do Conselho de Administração do Instituto.

De acordo com o também CEO do INESC TEC, o encontro “permitiu, em particular, abordar iniciativas estratégicas em curso, cuja consolidação e escalabilidade são determinantes para reforçar o posicionamento de Portugal na economia do Mar”.

Com foco na visão para o mar do INESC TEC, o caderno de encargos contou com a apresentação de infraestruturas-bandeira da I&D Azul. José Manuel Mendonça, Presidente Emérito do Instituto e Coordenador do INESCTEC.OCEAN, apresentou a estratégia do INESC TEC para o oceano, na qual se destacam as atividades promovidas pelo Centro de Excelência em Investigação e Engenharia do Oceano.

Coube a Luís Seca, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, revelar o trabalho desenvolvido pela Companhia de Energia Oceânica – empresa detida pelo Instituto e pela WavEC Offshore Renewables -, nomeadamente os serviços oferecidos pela plataforma de testes de tecnologia e estruturas marinhas da Aguçadoura, ao largo da costa da Póvoa de Varzim.

A construção do futuro da Economia Azul nacional também passa por aquele que será um dos maiores tanques de testes de tecnologia marinha da Europa. Eduardo Silva, investigador do INESC TEC e Coordenador Científico do INESCTEC.OCEAN, pormenorizou as ações e ambições do Hub Azul de Leixões, significativamente plasmadas na edificação – em curso – de uma bacia oceânica com 10 metros de profundidade e 18 mil metros cúbicos de dimensão, capaz de simular ondas e correntes similares às condições reais do ambiente marinho.

“São iniciativas como o INESCTEC.OCEAN que corporizam a visão do Governo na promoção de um modelo de Economia Azul Sustentável assente em conhecimento em inovação”, refere Salvador Malheiro. O Secretário de Estado das Pescas e do Mar salienta ser “evidente o valor acrescentado que o desenvolvimento tecnológico aporta à Economia Azul, seja na qualificação de setores primários e tradições, seja para a emergência de novas atividades e usos do mar”. “Falamos de um incremento de competitividade em torno de um dos maiores recursos de que o país dispõe”, conclui.

Após a reunião, a visita do Secretário de Estado das Pescas e do Mar passou por algumas das infraestruturas de investigação do INESC TEC, nomeadamente o x-Energy Lab e o Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos. Em ambos os momentos, Salvador Malheiro pôde observar o trabalho desenvolvido pelos investigadores do Instituto em processos e tecnologias associadas a áreas essenciais da Economia Azul, como as energias renováveis offshore e a robótica marinha.

No final, a chuva forte foi incapaz de demover a comitiva, que terminaria a visita no local de construção da imponente bacia oceânica do Hub Azul de Leixões, na Plataforma Logística II do Porto de Leixões.

O encontro com o Secretário de Estado das Pescas e do Mar marca, assim, mais um momento de harmonia entre ciência, inovação e políticas públicas, num esforço conjunto para um futuro mais azul – e mais verde.

O investigador Eduardo Silva tem vínculo profissional ao INESC TEC e ao IPP-ISEP. O Presidente do Conselho de Administração, João Claro, tem vínculo ao INESC TEC e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Artigo atualizado a 22 de janeiro de 2026, com o comentário do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.

Partilhar nas redes sociais

Mais Notícias

O primeiro ano do INESCTEC.OCEAN marcou um período intenso de construção, consolidação e afirmação enquanto iniciativa agregadora das atividades relacionadas…

O objetivo do INESCTEC.OCEAN é construir um Centro de Excelência que contribua para o reforço do ecossistema de engenharia oceânica…

No Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o INESC TEC colocou a investigação dos oceanos na rota do Business2Sea….